Origem dos Sobrenomes
 
Bebê Mãos PaisOs sobrenomes são atributos que distinguem as pessoas. Na Idade Média, ele era um privilégio das classes nobres. Atualmente, é um datalhe obrigatório. Os sobrenomes desempenham um papel mais importante que distinguir mais ainda. O sobrenome é uma parte do nome que está relacionada com os antepassados de um indivíduo e podem até revelar sua árvore genealógica.

A maneira como o sobrenome é construído depende também de sua nacionalidade.  Por exemplo, nas culturas japonesa, chinesa e húngura, a formação do nome complemento se dá pelo sobrenome antecedendo o nome. Já no caso de línguas indo-europeias, o nome precede o sobrenome. Dependendo da cultura, apenas o sobrenome do pai é herdado pela pessoa, ou há um limite de sobrenome (no Brasil e restante dos países de língua portuguesa, não existe esse limite). Já em outras, como a anglo-saxônica, o sobrenome materno é escolhido para ser o 2º nome. Na cultura lusónfona, por exemplo, é mais comum os filhos receberem um ou mais sobrenomes de ambos os lados.

Assumir o sobrenome do marido após o casamento é muito comum em várias culturas, entretanto, em países como França e Alemanha, o normal é a mulher abdicar do seu sobrenome de solteira e ficar apenas com o do cônjuge. Outra situação em outros países é a mulher permanecer com o nome de solteira e acrescentar o do marido. Há casos em que o próprio marido pode solicitar o sobrenome da esposa para ele. No Japão, o casal é obrigado a assumir um sobrenome comum.

Os sobrenomes também adquirem significados, como uma localidade em que os antepassados moravam, a ocupação, ou simplesmente um significado comum, como pureza, honestidade, etc. Na realidade, os sobrenomes evoluíram de cinco maneiras diferentes:

Por ocupação;
Por localidade;
Patronímico;
Matronímico;
Por característica.


Sobrenome por ocupação: Destinava-se o sobrenome à pessoa de acordo com a sua ocupação profissional. No caso de John, sendo um carpinteiro, seu sobrenome seria John Carpenter.

Sobrenome por localidade: Se Johm morasse acima de uma colina, ele se chamaria John Overhill (acima das montanhas, em inglês). Sobrenomes derivados de um local: ford (leito de rio), wood (floresta ou bosque), brook (arrio, ribeiro) ou well (poço).

Sobrenome patronímico e matronímico: Quando os sobrenomes indicavam o nome do pai ou o nome da mãe, suas origens recebiam o nome de patronímico ou matronímico. Os patronímicos mais conhecidos, de acordo com o país onde se derivam, são os seguintes sufixos ou prefixos: Alemanha (-sen;-sohn), Armênia (-ian), Bulgária (-ov, masculino; -ova, feminino), Dinamarca (-sen), Escócia (Mc-;Mac-), Espanha (-ez), País Basco (-ena), Finlândia (-nen), França (-t), Hungria (-yi), Geórgia (-dze; -shvili), Grécia (-poulos), Inglaterra (-son), Irlanda (Mc-;Mac-;O'-), Itália (-i), Islândia (-sson, masculino; -dottir, feminino), Normandia (Fitz-), Noruega (-sen), País de Gales (Ap-), Países Catalães (-is; -es), Polônia (-wiecz;-ski), Portugal (-es;-s), Romênia (-escu), Rússia (-ov e -ev, masculino; -ova e -ovna, feminino; -vitch), Suécia (-sson) e Ucrânia (-enko).

Sobrenome por característica: Esse tipo de sobrenome se atribui às características da pessoa que o possui. Por exemplo, se uma pessoa é astuta, esperta, seu sobrenome poderia ser Fox (raposa em inglês). Um homem muito baixo teria sobrenome Small, Little; um alto, Longfellow, Larg, etc.

Veja os sobrenomes mais comuns, por ordem decrescente: Silva, Santos, Oliveira, Souza, Pereira, Costa, Carvalho, Almeida, Ferreira, Ribeiro, Rodrigues, Gomes, Lima, Martins, Rocha, Alves, Araújo, Pinto, Barbosa, Castro, Fernandes, Melo, Azevedo, Barros, Cardoso, Correia, Cunha e Dias.
 
 
 
Nomes Femininos com Z <<-- Origem dos Sobrenomes -->> Nomes Bíblicos




Significado de Nomes
Nomes Masculinos
Nomes Femininos
Origem dos Sobrenomes
Nomes Bíblicos
Nomes Famosos
Nomes Estranhos
Fale Conosco
Mapa do Site